Novo CADÊ Paraná traduz a infância e adolescência do Paraná em números

Por meio de uma interface intuitiva e moderna, o CADÊ Paraná, do Centro Marista de Defesa da Infância, reúne em um só lugar informações de 85 indicadores organizados a partir dos dados oficiais

Publicado em 29/05/2019

 

Quantas crianças no Paraná vivem sem acesso à rede de água e esgoto? Em Curitiba, qual a quantidade de adolescentes mortos por causas violentas? E o número de crianças e adolescentes vacinados em Maringá? Ao acessar o novo site do CADÊ Paraná é possível encontrar respostas para todas essas perguntas – e muitas outras. A plataforma online criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância em 2016 será relançada nesta terça-feira (28) com uma interface muito mais facilitada, interativa e dinâmica. Nela, estão compilados dados e estatísticas de 85 indicadores organizados a partir dos dados oficiais sobre direitos de crianças e adolescentes no Paraná.

IBGE, INEP, DATASUS e TSE são algumas das fontes usadas pela equipe do Centro de Defesa na elaboração do CADÊ Paraná. Conforme explica Renata Macagnani, estatística responsável pelo monitoramento, extração e visualização dos dados da plataforma, as informações são renovadas periodicamente, de acordo com a atualização de cada instituição. “O Censo Escolar já disponibiliza números de 2018. Por outro lado, do IBGE, o que temos à disposição são dados de 2010, quando foi realizado o último censo”, esclarece.

A solução existe há dois anos e, durante todo esse tempo, foi testada e aprimorada para o modelo atual. Responsável pela comunicação do Centro de Defesa, Gustavo Queiroz lembra que a ferramenta analisa as estatísticas em oito dimensões: cidadania, demografia, economia, educação, habitação, justiça, legislação e saúde. “Diferente do CADÊ Brasil, essa plataforma trabalha a municipalização dos dados. Ou seja, é possível consultar a situação de cada um dos 399 municípios do Paraná”, ressalta.  As informações são apresentadas de forma sucinta por meio de gráficos, mapas de calor e tabelas que podem ser visualizadas por qualquer pessoa e compartilhadas pelas redes sociais ou por e-mail.

Muito mais do que números

O objetivo dessa nova plataforma é, principalmente, qualificar e facilitar o acesso da população, mídia, governos e outras organizações da sociedade civil aos dados existentes e, a partir daí, estimular o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no Paraná. Por isso, outra preocupação foi incluir dentro do CADÊ Paraná informações referentes à localização dos equipamentos públicos por cidade, solução, esta, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público do Paraná (MPPR).

Nesse campo do site é possível ver, por exemplo, quantos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existem em Curitiba e onde está localizado cada um deles. “Disponibilizamos também análises com relação a orçamento público em quatro esferas essenciais para a criança e adolescente: educação, saúde, assistência social e justiça”, completa Beatriz Caitana, socióloga e responsável pela articulação e desenvolvimento da metodologia de incidência política baseada em dados para o CADÊ Paraná.

Outro produto fruto do CADÊ Paraná são os informes temáticos. Periodicamente, os analistas do Centro Marista de Defesa da Infância, com o auxílio de especialistas no tema, recortam temas emergentes e que saltam aos olhos na plataforma e os agrupam em um material sintetizado e objetivo. O informe traz não só os dados, mas também análises qualitativas feitas por especialistas convidados.

O mais recente deles diz respeito à Aprendizagem Profissional. “Esse material ganha força ao ser construído em colaboração com outras organizações da sociedade civil. Ele mostra, por exemplo, que o percentual de contratações previstos em lei estão abaixo da cota”, justifica Gustavo Queiroz. Outros informes já foram publicados anteriormente e estão disponíveis para download no site do CADÊ Paraná. Até o final do ano serão lançados dois novos materiais sobre envolvimento de Crianças e Adolescentes com drogas e participação ativa de adolescentes.

Sobre o CADÊ Paraná

Desenvolvido pelo Centro Marista de Defesa da Infância desde 2016, o CADÊ Paraná é uma plataforma online que reúne dados e indicadores relacionados aos direitos de crianças e adolescentes dos 399 municípios do Paraná, tais como IBGE, INEP, DATASUS e TSE. Inspirada no CADÊ? Brasil, a ferramenta permite visualizar, comparar e analisar dados das cidades organizados em oito dimensões: saúde, educação, legislação, habitação, cidadania, demografia, economia e justiça. O CADÊ organiza, ainda, dossiês e produz informes periódicos temáticos.

Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância   

Criado em 2010, o Centro Marista de Defesa da Infância, vinculado à Rede Marista de Solidariedade (RMS), atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. Integram o portfólio da instituição o CADÊ Paraná (plataforma virtual que reúne dados e informes periódicos temáticos sobre crianças e adolescentes), os projetos Territoriar e Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar, e a campanha nacional sobre a autodefesa de crianças contra enfrentamento à violência sexual, Defenda-se!. A instituição também desenvolve análises sobre o orçamento público do Paraná e promove ações de incidência política em articulação com governos, redes, fóruns, comissões e conselhos de Direito.